quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Salve-se quem puder

Desde os seus primórdios, a humanidade sofre com um mal terrível que se alastra cada vez mais rápido pelo mundo. As infestações costumam acontecer em todos os lugares, sem discriminação, e de forma tão silenciosa que é difícil notar até o estrago já estar feito. Alguns dizem que suas causas são genéticas e se manifestam desde os primeiros anos de vida. Outra corrente acredita que o mal é contraído, podendo se manifestar de diversas formas e sem restrições etárias. A verdade é que as teorias são muitas e, em sua maioria, não passam de meras especulações. Ninguém sabe ao certo o que está por trás desta coisa terrível, não há estudos sobre o assunto, muito menos instruções de combate. É como se a humanidade tivesse vergonha de assumir a verdade, a podridão que está entranhada na sua essência, e preferisse fingir que não existe a assumir essa falha.

Porém, eu não viro a cara para o problema! E como um primeiro passo na luta contra um dos maiores males de todos os tempos, aventuro-me a listar algumas das faces mais comuns que ele apresenta:

1. O Espaçoso

Essa modalidade é caracterizada pelo egoísmo do espaço físico. Seus sintomas mais comuns são: diminuir o espaço dos outros para aumentar o próprio; atrapalhar passagens sem nenhum pudor; formar barricadas de objetos próprios que funcionam como fronteira delimitadora e até empurrar pertences alheios. Em graus avançados, os espaçosos desenvolvem diversas características típicas dos rabugentos. Muito encontrados em ambientes de trabalho, bares, boates, restaurantes, praia, etc.

2. O Questionador

Irritantes até dizer chega, questionadores são muito fáceis de reconhecer. Ao mero princípio de conversa, eles já apuram seus ouvidos e sorrateiramente desviam o assunto principal para uma discussão, normalmente longa e chata, sobre os detalhes irrelevantes no todo. Suas vítimas são arrastadas para esse labirinto verbal, cuja única saída é aceitar o que for falado. A palavra preferida dos questionadores é “não”. Eles têm a ânsia de provar que os outros estão errados, em inúmeros pontos de vista. Na Grécia antiga, eram conhecidos como Sofistas.

3. O Pegajoso

Normalmente fica adormecida em seus portadores, se manifestando somente a partir dos 50 anos. 90% das famílias apresentam ao menos um caso, o que levanta suspeitas de ser hereditária. Os infectados costumam ocupar postos secundários na árvore genealógica, como as tias e os primos distantes. Uma atitude típica é comentar coisas do tipo “como você cresceu, lembro de quando você era só um bebê”. Frente a um pegajoso, o ideal é evitá-lo ao máximo. A menor distração pode resultar em vítimas, com um pegajoso grudado no pé, fazendo comentários inconvenientes em tom arrastado.

4. O Centro das Atenções

Essa vertente impregna o ambiente. Em situações de grupo, fica aflito, buscando sempre maneiras para que o assunto geral seja sobre ele. Em casos extremos, pode até mentir como uma forma de auto-aprovação. Se acham sempre os melhores, mais inteligentes, mais bonitos. São popularmente classificados como tendo um rei na barriga. Muito fáceis de se combater. Basta ignorá-los. Isso os levará à loucura.

5. O Rabugento

Provavelmente o mais destrutivo e maligno de todos. É a podridão em pessoa. Seu único objetivo na vida é reclamar, de tudo e de todos, a todo o momento. Dependendo do nível de contágio, conseguem se camuflar e se misturam facilmente em grupos saudáveis. Quando criam raízes e estão oficialmente dentro do grupo, dão o bote e mostram sua verdadeira face. Mas aí já é tarde demais para se afastar.


Estes são apenas alguns dos muitos tipos de pessoas insuportáveis que existem por aí. Eles são um mal real e devem ser combatidos, pelo bem do convívio pacífico em sociedade. Chega de fingir que pessoas insuportáveis são aceitáveis! E que venha o dia em que a insuportabilidade será erradicada do planeta.

3 comentários:

JP disse...

viva!

Unknown disse...

Muito bom, tashinha!

Lara disse...

Eu sou insuportável.

Como você convive comigo? Ta vendo como nem todo mal conseguimos combater? =P

Gostei.

Beijos!