segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Maldito horário de verão

Mais um verão se aproxima e com ele chega o tão amado e esperado horário de verão. Horror quando acordamos cedo, aquela escuridão, noite, que não dá nenhuma vontade de levantar da cama. Mas o paraíso quando chega 17h, 18h, 19h sem sinal de pôr do sol, que só vai acontecer lá pras 20h. Ah, que beleza, sair do trabalho ainda de dia, às vezes até conseguindo ainda dar um pulo na praia. E o fim de semana? Nenhum problema em acordar uma hora da tarde com uma básica ressaca dominical, almoço em família e ainda tem a tarde inteirinha de sol pra curtir a praia. Das 15h às 20h ainda tem sol pra burro! Ninguém precisa acordar xingando pai e mãe por ser obrigado a almoçar com eles em vez que ir curar ressaca bebendo mais na beira do mar.

Mas nem tudo é um mar de rosas. Embriagado com as maravilhas do horário de verão, nem percebemos o que ele nos rouba maliciosamente. Vou compartilhar uma situação que aconteceu comigo, e foi quando percebi como o horário de verão é sacana.

Há algum tempo atrás, verão carioca, estava de férias e sem trabalhar no momento. Meus dias se resumiam a: acordar, almoçar, praia, malhar/correr na praia, tomar banho, sair com amigas, dormir. Era uma beleza! Estava no auge da minha inutilidade, não produzia nada, só gastava, eu era um grande passivo ambulante pra desgraça do meu pai. Nem fazendo pintura a dedo no maternal eu acho que era tão inútil, afinal de contas no fim do dia eu acabava com uma linda pintura que meus pais contemplavam como se fosse uma Monalisa. Mas voltando ao auge da minha inutilidade. Como eu saia quase sempre, acordava tarde quase sempre, almoçava e chegava na praia lá pras 3 da tarde. Fazia um social, enquanto o sol se encarregava da manutenção do meu bronzeado. Por volta das 19h, voltava pra casa para botar um tênis e ir malhar ou correr na praia vendo o pôr do sol, que, aliás, é uma ótima pedida. Depois voltava pra casa, banho tomado, comia uma coisinha para depois dar uma relaxada antes de sair. Mas cadê tempo pra relaxadinha pré-saída?

Quando eu acabava as minhas atividades matinais, já eram quase 9, 10 horas da noite! E já estava na hora de iniciar as atividades noturnas. Ou pelo menos como uma boa mulher confusa, começar a me arrumar e experimentar todas as roupas do meu armário para depois escolher a primeira de todas. Mulheres e homens meio afeminados sabem do que eu estou falando! E aquele tempo entre o dia e a noite, a famosa tardinha, muito recomendada para cochilos em geral ou só ficar jogado no sofá vendo televisão para relaxar e se entregar à moleza pós-praia? Pois é, ela desaparece no tão estimado horário de verão.

Esse ladrão de tardinhas muito malandramente seduz a todos com seus dias longos de sol e economia de energia, fazendo com que ninguém se dê conta do que estão perdendo. Eu já fui uma dessas pessoas desavisadas, até o fatídico verão inútil ali de cima, quando percebi que as tardinhas haviam desaparecido.

Portanto cuidado! Quando setembro for chegando, se empolgue com a proximidade do verão e seu comparsa o horário de verão, mas fique sempre com um pé atrás. Quando você mais precisar de uma deliciosa tardinha para descansar, bum, ela não estará lá!

Um comentário:

Unknown disse...

rendeu umas risadinhas no canto da boca!