quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Sede

É tão curioso como bebidas se transformaram em eventos sociais. Quanta gente já não foi em um chopp sem tomar chopp, ou a um café sem tomar café, apenas para participar do social. Cinema não tem conversa (ou ao menos não deveria ter, e agradecemos a todos que não conversam no cinema), jantar é muito pomposo, almoço muito formal, dar uma volta no parque muito dominical, sair pra dançar,... muito dançante! Eventos sociais como chopp e café provavelmente nunca conseguirão ser substituídos por eventos não bebíveis e continuar mantendo sua função.

Onde mais você vai encontrar seus amigos pra jogar conversa fora, botar o papo em dia, ou ainda sair com a menininha bonitinha amiga de uma amiga sua? Chamar a galera pra tomar uma cervejinha em casa dá no mesmo, só muda o barril pela latinha, mas o objetivo continua o mesmo. Os infelizes que não bebem não se sentem de maneira alguma intimidados por um convite para tomar um choppinho. Esses pobres coitados que não aprenderam sobre os prazeres da vida vão e aproveitam o evento social com tudo o que ele tem a oferecer não alcoolicamente falando. Com direito a petiscos. E tem sempre os chatos metidos a chiques que “não gostam de chopp” e resolvem beber uma caipivodka, ou um drink. Eles continuam saindo pra tomar um chopp, mesmo bebendo o álcool de sua preferência que não nosso amigo fermentado.

Ou então o café. Quer pausa melhor para a tarde? Impossível! Tomar um cafezinho depois do almoço deveria ser lei como a siesta na Espanha. Diferente do chopp, o café já é mais um encontro para as tardes. Se bem que um choppinho pós-praia a tarde também é uma delícia. Mas voltando para o café, trata-se se um evento muito mais controlado, civilizado, que por mais que a cafeína altere nosso comportamento, costuma ter o efeito contrário do chopp. Acorda, em vez de dar com sono, e nos deixa mais alerta e atentos, em vez de mongolóides e sucessíveis a virarmos grandes fazedores de merda. Mas da mesma forma como o chopp, o café não é restrito a bebedores de café. Também trabalham com variedades como capuccino, chá, chocolate quente, entre outros. Sem falar nos petiscos da tarde. Em vez de pastel, provolone à milanesa, bolinho de bacalhau, temos bolo de cenoura com calda de chocolate, brownie com sorvete, torta de limão. Ou então a sobremesa e/ou salgadinho da sua preferência!

Eu particularmente adoro chopp e café. Mas costumo beber chopp no chopp e café no café. Expresso. Com adoçante, por favor.

Eu particularmente adoro café e chopp. Mas costumo beber café no café e chopp no chopp. Aliás, bateu uma sede. Chopp?

Um comentário:

Lara disse...

Café com açúcar - 2 sachês - fico com a sua água e vc com o biscoitinho!

Chopp? Sim! Quando? Tá demorando...
Mas chopp de verdade... não o chopp de carioca tipo "passa lá em casa um dia desses" - mas isso é assunto pra um post e isso é comentário. Parei.

Beijos!